segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Atenção às Oportunidades Provenientes do ENEM em Meio A Era das Contradições

É chegada a era das contradições. Em meio a festejos, férias, verão, carnaval, volta às aulas, Big Brother e operações na cracolândia, é fácil identificar a aspereza com que estes fatores se dão. Uma tranqüila passada de olhos na versão digital de qualquer jornal diário já nos mostra isso. Enaltecimento e críticas ao carnaval; sem contar com os “incríveis” incêndios em quadras de algumas das escolas que disputarão prêmios pelo desfile mais “charmoso”. O Big Brother alimenta matérias, aumenta o IBOPE e, ao mesmo tempo, é um prato cheio para críticas de articulistas. É claro que, em toda e qualquer análise, é preciso que seja feita uma reflexão. E justamente por isso, é necessário sabermos filtrar as informações que a “era das contradições” insiste em nos trazer de forma saturada e, diga-se de passagem, com uma proposital dose de alucinógenos.

Manter a atenção as oportunidades educacionais pode render bons frutos: entramos em um importante período para quem fez o ENEM e espera iniciar o ano com uma vaga em universidades e faculdades credenciadas. É também o período de compra de materiais escolares para quem tem filhos na rede particular e, como acontece quase todo ano, podemos encontrar um aumento sensível no preço do material escolar.

Traçando um enfoque no que há de mais importante em termos educacionais neste período, é importante que haja atenção especial ao SISU 2012 (Sistema de Seleção Unificada) que, gerenciado pelo MEC, funciona como ferramenta de ingresso a Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como exigência a participação no ENEM 2011. Em conjuntura, futuros universitários podem também recorrer ao PROUNI, sendo este porta de entrada para bolsistas em universidades privadas.

Para ter acesso aos benefícios do SISU 2012 basta acessar http://sisu.mec.gov.br e efetuar inscrição. A senha para cadastro é a mesma do ENEM 2011, sendo que o prazo final será no dia 12/1.

O estudante inscrito no SISU tem direito a fazer duas escolhas de cursos, sendo um deles preferencial. Se o mesmo for selecionado em sua 2ª opção, tendo o candidato efetuado inscrição ou não em tal faculdade, ele permanecerá concorrendo a sua vaga de 1ª opção. A forma de seleção para as vagas ofertadas ocorre de acordo com a pontuação dos candidatos inscritos no ENEM ao final do período estipulado. Noventa e Cinco Instituições de Ensino Público Superior espalhadas por todo o Brasil são participantes do SISU 2012.

O PROUNI terá período de inscrição aberto no dia 14/1 (próximo sábado), com encerramento em19/1. O Programa Universidade para Todos é dirigido a estudantes que completaram o ensino médio na rede pública de ensino ou no ensino privado, desde que tenham sido bolsistas integrais e que tenham renda per capita familiar de, no máximo, três salários mínimos. O site do PROUNI é http://prouniportal.mec.gov.br, entretanto, é importante acessar http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html, onde constam os documentos necessários na fase de comprovação dos requisitos para acesso as vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário